Workshops

Ciclo Workshops de Metodologias Visuais

O GT de Cultura Visual prevê para este ano a realização de um ciclo de sessões de trabalho dedicadas às metodologias visuais. Os métodos de análise da imagem constituem atualmente um dos principais desafios no estudo da cultura visual contemporânea. A imagem requer métodos de análise adequados à sua polissemia e à sua centralidade na vida quotidiana e nas interações sociais diárias. Desde os anos 40, quando os antropólogos Margaret Mead e Gregory Bateson introduziram os métodos visuais no âmbito das ciências sociais e humanas até à atualidade, os problemas relacionados com a análise da imagem têm-se complexificado. O ciclo de workshops de metodologias visuais promovido pelo GT de Cultura Visual quer incentivar o debate e fomentar a partilha entre os investigadores nacionais e internacionais que têm na imagem a sua base metodológica.

II Workshop de Métodos Visuais | 06 de julho de 2015

Metodologias Participativas Visuais | Daniel Meirinho |  09h-18h30 | Escola de Engenharia – Universidade do Minho – Braga | Inscrições*

cataz_2workshop_pequenoO objetivo central do Workshop é proporcionar investigadores e educadores, fotógrafos, produtores culturais, entre outros entusiastas a oportunidade de vivenciar e conhecer os conceitos, modelos de gestão, dinâmicas e métodos de aplicação de propostas fundamentadas em métodos colaborativos em que a visualidade esteja estruturada como uma ferramenta de investigação e intervenção social.

A formação abordará desde a estruturação de um plano de execução, até as possibilidades de sustentabilidade e continuidade da proposta a partir de uma gestão participativa e de processos autónomos a serem estimulados. A ideia é que através da partilha de autoridade e de responsabilidades em que todos fazem parte da construção do conhecimento colaborando efetivamente com a investigação a partir da reflexão crítica sobre as necessidades e problemáticas locais, envolvendo os participantes num processo de transformação pessoal e coletivo.

Programa do Worshop >>

* Sujeito a inscrição (número limitado) até ao dia 03 julho de 2015 para o seguinte email grupotrabalhoculturavisual@gmail.com; 

Os inscritos terão direito a um certificado de participação.


I Workshop de Métodos Visuais | 17 de abril de 2015

Imagens que pensam | André Melo Mendes 15h-17h |Centro Português de Fotografia – Porto | Entrada Livre*

cartaz_net

O objetivo deste workshop é apresentar técnicas e conceitos que facilitem uma análise da imagem. O método proposto, que tem afinidades com o método iconológico de Erwin Panofsky, pretende ser uma abordagem complexa, mas não complicada, procurando dar conta dos dois principais problemas históricos relacionados com a análise de imagem: a superficialidade dos julgamentos e a circularidade interpretativa. Partimos do pressuposto de que é impossível escapar à subjetividade da análise, mas pretendemos que esta seja balizada pelos dados objetivos levantados num primeiro momento da análise.

André Melo Mendes é doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, é também membro do Grupo de Estudos em Intermidialidade (FALE-UFMG) e do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (FAFICH-UFMG). É autor dos livros A complexização do objeto artístico e Mapas de Arlindo Daibert: este último recebeu o Prémio FNLIJ 2008 de Melhor Livro Teórico de 2007.

* Sujeito a inscrição para o endereço eletrónico grupotrabalhoculturavisual@gmail.com; Os inscritos terão direito a um certificado de participação.

Anúncios